Os eletrodomésticos são uma das principais fontes de consumo de energia em casa. Se você aprender a utilizá-los de forma eficiente e consciente, reduzirá significativamente seu impacto no meio ambiente e também sua fatura no final do mês.
- Máquina de lavar roupa e louça
Se a carga não for ajustável, aproveite ao máximo a capacidade de carga. Você pode usar programas de lavagem a frio, pois a maior parte da energia é usada para aquecer a água e reduzir a velocidade de centrifugação para reduzir o desperdício.
Se tiver a opção de usar um programa ecológico, você pode usá-lo quando a louça na máquina de lavar louça, ou suas roupas na máquina de lavar, não estiverem muito sujas. O tempo do programa é maior e você reduzirá o consumo de água e energia.
- Máquina de secar
Recomenda-se o uso em situações de emergência ou quando as condições climáticas não permitirem a secagem enquanto pendura a roupa ao sol. Em qualquer caso, é conveniente centrifugar a roupa antes de colocá-la na máquina de secar, pois a centrifugação tem um desempenho de extração de água superior ao da secagem em termos de energia.
Todos os modelos de máquinas de lavar possuem um programa interessante para o caso de querermos eliminar as rugas que a roupa tenha antes de passar com o ferro. Por um lado, facilita o engomar ao deixar a roupa com mais humidade e, por outro, reduz o consumo de energia em 25%. Além disso, não se esqueça de limpar o filtro de cotão e o condensador.
- Geladeira
Não a coloque em locais quentes, como perto do fogão ou forno. É aconselhável não abrir a porta com frequência e evitar mantê-la aberta por muito tempo, pois isso produz picos de consumo devido ao maior esforço para funcionar para gerar mais frio para restabelecer a temperatura. É aconselhável deixar esfriar os alimentos quentes antes de guardá-los na geladeira. Limpe o gelo do frigorífico: 2 mm aumentam o consumo em 10%.
- Forno
Recomenda-se não abrir o forno desnecessariamente durante o seu funcionamento para evitar o desperdício de parte da energia armazenada em seu interior. Além disso, você deve cozinhar a maior parte dos alimentos que vai comer de uma só vez, e assim conseguir poupar mais energia em casa.
Geralmente não é necessário pré-aquecer o forno para cozinhar mais de uma hora. Desligue o forno um pouco antes de terminar o cozimento, o calor residual será suficiente para finalizar o processo.
- Cozinha
Aconselha-se a instalação de placas de indução, em vez de vitrocerâmica e a gás, pois têm um consumo muito menor e são mais ecológicas. Apenas fornecem a energia necessária e reduzem o consumo de eletricidade. Seu preço é mais alto que o dos demais sistemas, mas se você cozinhar diariamente, recuperará o investimento em pouco tempo. Por outro lado, se desligarmos o fogo 5 minutos antes do final da cozedura, os alimentos serão cozinhados com o calor residual e pouparemos energia.
- Climatização
O aquecimento e o ar condicionado devem ser usados em temperaturas moderadas e apenas quando necessário. O ar condicionado é um eletrodoméstico que consome muita energia, por isso deve ser ligado em temperaturas acima de 24ºC e as portas e janelas bem fechadas para tornar o processo de refrigeração da casa mais eficiente.
Ao instalar um ar condicionado em casa, é importante considerar a orientação do mesmo e posicioná-lo de modo a evitar que o sol receba durante o dia. Se você colocar ou instalar em uma área sombreada, seu consumo será muito menor. Além disso, é importante manter os filtros limpos e controlar sua temperatura, evitando o consumo excessivo e consumindo mais energia.
- Certificação energética
Graças à etiquetagem energética, podemos saber o consumo de energia dos eletrodomésticos e compará-lo. Os mais eficientes são aqueles com etiquetas das classes de energia A +, A ++ ou A +++.
Embora os eletrodomésticos mais eficientes sejam mais caros na hora da compra, geralmente eles se pagam bem antes do fim de sua vida útil, portanto, ter eletrodomésticos com a classe energética A, é sempre a opção mais inteligente.
Uma outra solução que tem ajudado muito, é a instalação da energia solar. A contratação de uma empresa de energia solar bh pode ajudar a reduzir o valor da sua conta de luz. Vale e pena conferir.